sábado, 21 de março de 2009

Última postagem do 2º Período

Bom dia, queria pedir desculpa à professora, porque ontem não consegui aceder à internet. Bem agora vamos ao que interessa. Este Período foi muito mais atarefado do que o primeiro, começamos na elaboração de inquéritos que posteriormente foram aplicados há comunicade escolar, esse inquérito teve que ser dividido consoante a faixa etária, assim, resolvemos fazer três tipos de inquéritos diferentes, um inquérito interactivo (na forma de jogo) para ser aplicado ao 2º e ao 4º ano do ensino primário, um outro, escrito, dirigido ao 5º ano e por último um mais elaborado, para ser aplicado ao secundário. Os inquéritos que foram feitos para o secundário, foram também empregues a professores e funcionários.

O resultado que tiramos da aplicação dos questionários, foi feito em forma de gráficos, para depois serem inseridos na reportagem final.

Quando acabámos essa tarefa, começamos com uma nova, esta bem diferente, começámos a recolha de testemunhos e a investigação de rejeições existentes na sociedade. A investigação de rejeições existentes na sociedade começou por definirmos a ideia que:"Como é que vista na sociedade uma pessoa que não está dentro dos padrões por ela impostos". Como ainda não está concluida esta tarefa vai ficar concluida no 3º período.

Quanto aos testemunhos, foram encontrados pela internet, e alguns deram a sua história de vida, por vezes muito complicada. A tarefa está quase concluida, pois vamos fazer uma entrevista a uma jovem que sofre desta doença.

Começámos também a planificar o guião das perguntas a serem feitas a uma dietista, uma psicóloga e um cirurgião plástico. A tarefa não ficou assim concluida pois a dietista cancelou a entrevista no dia, esperamos assim nova marcação para podermos dar continuidade ao trabalho.



A última tarefa a ser realizada foi o guião da reportagem. Este, vai ser composto por: excertos de filmagens com o objectivo de apresentar o nosso tema á comunidade; as entrevistas realizadas no Hospital da Misericórdia; os testemunhos dos doentes com distúrbios alimentares; uma apreciação sobre a opinião da comunidade escolar sobre o tema (análise dos questionários); uma conclusão retirada através do desenvolvimento do trabalho de projecto.

Concluindo, o trabalho planificado foi praticamente todo elaborado e o aspecto negativo mais relevante foi a desmarcação das entrevistas. Todo o grupo trabalhou de igual forma e com empenho.

Bom resto de aulas e boas férias